Ponto de Cultura

 

Em 2010, A Quik passou a ser um Ponto de Cultura* por meio do convênio com o Ministério da Cultura/Governo Federal e a Secretaria de Estado de Cultura/Governo do Estado de Minas Gerais. A instituição na qualidade de ponto cultura tem construído ações que visam sustentar e ampliar a atuação em rede com outros equipamentos públicos das áreas da assistência social, saúde e educação (escolas, Unidades Básicas de Saúde, CRAS e outros Pontos de Cultura).

 

Por meio deste convênio tem desenvolvido atividades como cineclubes e oficinas de cultura digital. Estas atividades tem possibilitado a ampliação do diálogo e a construção de ações em co-responsabilidade com equipamentos públicos, proporcionando o acesso dos moradores do bairro e região às linguagens artísticas da dança, da fotografia e do cinema. O convênio possíbilitou adquirir novos equipamentos como computadores, livros, vídeos e até uma arquibancada potencializando a atuação da Quik como um equipamento cultural. 

 

Visitas mediadas e cineclubes

 

A proposta das visitas mediadas e cineclubes é provocar um intercâmbio artístico-cultural, contribuindo com o processo educativo local de alunos e professores das escolas públicas, usuários e profissionais da UBS, do CRAS e de outros pontos de cultura.  Estas atividades ocorrem tanto nestas instituições como no Quik Espaço Cultural. Nelas, os beneficiários participam de diferentes etapas que vão desde a escolha dos temas dos filmes até as experiências de sensibilização corporal por meio da linguagem da dança e a exibição de filmes e vídeos seguidos de uma conversa reflexiva.

 

 

 

Cultura Digital

 

Nas aulas de Cultura Digital, os jovens com pouco ou nenhum acesso ao universo das novas tecnologias aprendem a usar ferramentas como computador, web, fotografia e vídeo. Durante as aulas eles aprendem a trabalhar com programas de criação e edição de texto, imagem, vídeo, além do uso da internet como as redes sociais, blogs, e-mails.  Os trabalhos produzidos como as fotografias e os vídeos são compartilhados na web e também compõem o espetáculo de encerramento do Projeto Quik Cidadania.

 

* Ação do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura e Governo Federal cuja proposta é que os Pontos de Cultura sejam parceiros na relação entre estado e sociedade agregando agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si.