Corredor Cultural

 

O "Corredor Cultural: a escola vai à Quik” é um projeto de acesso às diferentes manifestações artísticas e a formação de espectadores desenvolvido pela Quik em parceria com escolas públicas do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima – MG. Possibilita aos alunos dessas instituições o acesso gratuito a espetáculos de dança e teatro, apresentados no Quik Espaço Cultural. 

 

O projeto ocorre por meio de duas ações integradas: o “1º movimento” e o “2º movimento” .

 

O “1º movimento” visa estimular e sensibilizar os alunos para o momento de fruição do espetáculo. Ocorre por meio de uma oficina que tanto promove uma vivência corporal com os participantes como a contextualização da obra artística que será apreciada. Essa atividade é desenvolvida na escola.

 

O “2º movimento” é desenvolvido por meio de uma a apresentação de um espetáculo seguido de um diálogo entre alunos, professores e artistas.

 

 Os dois movimentos são coordenados por profissionais da Quik em parceira com os professores e coordenadores das escolas parceiras. 

 

 

O projeto, por meio destes "movimentos", visa desenvolver nos participantes a capacidade de perceber, decodificar e analisar diferentes códigos (imagem, escrita, sons) como também desenvolver a oralidade dos alunos e possibilitar a construção de um momento dialógico entre espectadores e artistas. Além disso, amplia a atuação e integração da Quik com as escolas do bairro Jardim Canadá e região, estimulando a troca entre alunos, professores e funcionários das instituições participantes.

 

sensibilização 3sensibilização na escola sensibilização na escola2ima1ima2Grupo de teatro "Atrás do pano"crepusculo diálogoperguntas